Reitores da UMN e UCC e Presidente do ISCED – Huíla revivem Cuito Cuanavale
O Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo Sebastião António visitou no passado sábado, 19 de Julho, o Memorial aos Heróis do Cuito Cuanavele e rendeu homenagem à todos os cidadãos nacionais e estrangeiros que deram a vida na célebre Batalha travada para a libertação da África Austral.
A excursão foi organizada pela Universidade Cuito Cuanavale no âmbito das actividades que leva a cabo para comemorar o seu XI aniversário, e embaçou a comitiva o Reitor daquela Instituição de Ensino Superior Pública, António Bartolomeu Alicerces Chivinda Eduardo, destacando-se também a presença do Presidente do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Hélder Pedro Alicerces Bahu.
A anteceder a excursão pelo Memorial dos Heróis da Batalha do Cuito Cuanavale os membros das Instituições de Ensino Superior receberam cumprimentos de boas vindas do Administrador Municipal do Cuito Cuanavale, Nelson João Ngundo, que se mostrou agradado com a visita e manifestou o desejo de ver a academia mais próxima para ajudar nas acções de promoção do desenvolvimento do município.
Durante a excursão os visitantes receberam explicações detalhadas sobre o desenrolar da Batalha do Cuito Cuanavale, o significado de cada uma das esculturas expostas no memorial, efectuaram uma visita ao Museu à Céu Aberto cujo acervo é composto por material bélico usado na batalha e visitaram também o Triângulo do Tumbo, epicentro da Batalha do Cuito Cuanavale.
A Batalha do Cuito Cuanavale, 15 de novembro de 1987 a 23 de março de 1988, foi um confronto militar significativo durante a Guerra Civil Angolana, ocorrido na região do Cuíto Cuanavale, província de Cuando-Cubango. É considerada a maior batalha em África desde a Segunda Guerra Mundial e teve um impacto importante no fim do regime do Apartheid na África Austral e no fim da intervenção estrangeira na Guerra Civil Angolana.