UMN

Faculdade de Economia da UMN completou 42 anos

 

ecab3c09-247a-4319-a762-3f2ac2a25328

A efeméride que se assinalou no dia 19 de Setembro foi marcada por uma jornada de eventos de carácter científico e de extensão universitária iniciada já no dia 16 de Setembro, que demonstraram a grande vitalidade aquela Unidade Orgânica possui enquanto Instituição de Ensino Superior de referência no país.

O Vice-reitor da UMN para os Assuntos Académicos, Francisco Domingos Cambanda, que representou o Reitor, Sebastião António nas sessões de abertura e de encerramento das jornadas, destacou que a Faculdade de Economia da Universidade Mandume Ya Ndemufayo (FE-UMN), o seu corpo directivo, os seus funcionários docentes e não docentes, os seus estudantes, bem como seus colaboradores, demonstraram em conjunto que são uma instituição que possui um papel relevante na procura de soluções para os desafios económicos que a província da Huíla, a Região Sul e o País de uma forma geral possuem.

Francisco Cambanda enfatizou ainda que os painéis debatidos ao longo destas celebrações, bem como, o perfil dos prelectores escolhidos, conferiram uma grandeza imensurável ao evento, salientando que as temáticas se revelaram actuais e pertinentes, por isso, endereçou os parabéns à comissão organizadora, bem como, a todos os profissionais da FE-UMN que se empenharam o grande êxito alcançado.

Vários temas envolvendo o universo da economia, da contabilidade e da gestão preencheram o programa científico das celebrações do 42º aniversário da FE-UMN, centradas nas comemorações do “Dia do Herói Nacional, Dr. Agostinho Neto e nos 50 anos da Independência Nacional.

Uma sessão de mentoria aos estudantes feita por empresários de referência do Lubango, e a apresentação dos temas: “Influência dos factores culturais e sociais na decisão de compra no município da Matala”, pelo Administrador Municipal da Matala, José Machado Quilende; “Análise do impacto das cooperativas no desenvolvimento económico e social da Região Sul”, pelo Dr. Salvador Rodrigues membro do Conselho da Presidência da República, preencheram o programa científico das comemorações.

O extinto núcleo de Economia da Universidade Agostinho Neto, afecto ao também extinto Centro Universitário do Lubango foi criado a 19 de Outubro de 1983. Com a criação da Universidade Mandume ya Ndemufayo em 2009 evoluiu para Faculdade de Economia da UMN. A FE-UMN ministra os cursos de licenciatura em Economia, contabilidade e finanças empresariais e Gestão de empresas, e Mestrados em Contabilidade e Fiscalidade, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios, e ainda o de Economia e Finanças Públicas.

A FE-UMN prepara o primeiro, doutoramento ao nível da UMN, na área de economia.Tem matriculado mais de mil e 300 estudantes.

 

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos Faculdade de Economia da UMN completou 42 anos